Avaliação cardiológica pós COVID.
- Agnaldo Júnior
- 8 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

O capítulo do livro que trata sobre o Covid-19 está sendo escrito nesse momento, pouco a pouco a doença tem se mostrado, e com o que tem sido observado as estratégias de abordagem vão sendo construídas. É tudo novo, o que acreditamos hoje ser uma verdade amanhã já poderá ser ignorado, é o esperado e absolutamente natural, não são erros, funciona assim mesmo. Já houve um tempo em que o tratamento do infarto era realizado com repouso absoluto e analgésicos apenas.
⠀
Sendo assim a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, elaboraram um documento com orientações para o retorno à prática de exercícios físicos e esportes, desde aquela caminhada marota feita 3 vezes por semana até os exercícios de competição de atletas.
⠀
A lesão cardíaca é uma complicação relevante na evolução da doença, ocorrendo em cerca de 20 a 30% dos pacientes internados. As complicações descritas são lesão do músculo cardíaco (20% dos casos), arritmias (16%), miocardite (inflamação do músculo cardíaco) – 10%, além de insuficiência cardíaca e choque (até 5 % dos casos).
⠀
Essas lesões descritas, principalmente a miocardite, podem implicar em regiões de fibrose, e essas regiões são potenciais focos de arritmias, principalmente quando submetemos o coração ao exercício físico, e quanto mais intenso o exercício, maior o risco – risco de quê? Morte súbita. E esse comprometimento do músculo cardíaco nem sempre gera sintomas.
⠀
O documento traz recomendações para o esportista recreativo (eu e você), esportista competitivo (o sujeito que pratica exercícios de alta intensidade, sem vínculo profissional com o esporte) e o atleta. E leva também em consideração o quadro clínico do momento da infecção pelo Covid (leve, moderado ou grave).
https://www.portal.cardiol.br/post/posicionamento-sobre-avaliacao-pre-participacao-cardiologica-apos-a-covid-19
⠀
Pois bem, e daí? Qual o saldo?
⠀
“Consideramos essencial a realização de uma avaliação pré-participação cardiológica após a resolução do quadro clínico, que inclui anamnese, exame físico e ECG para todos, podendo ser necessária a complementação” ... com outros exames que serão individualizados. Entenderam? Para todos.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments