top of page

Doença coronariana em mulheres: os sintomas podem ser diferentes.

  • Dr. Agnaldo Rodrigues
  • 8 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

veja como colocar a atividade física de vez na sua rotina

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres. Estatísticas dos Estados Unidos apontam para cerca de 500 mil mortes anuais, sendo que, uma em cada três mulheres, irá morrer de uma doença cardiovascular.

Metade dessas mortes são por doença arterial coronariana (desenvolvimento de placas de gordura ou ateromas na parede das artérias do coração).

As doenças do coração matam mais mulheres que a somatória das mortes por derrame cerebral, câncer de mama e doença pulmonar crônica.

Sabemos que cerca de 40% dos homens que sofreram um infarto do miocárdio morrem subitamente. Nas mulheres esse valor pode chegar a 50%. Dois terços das mulheres que sofreram um infarto do miocárdio nunca se recuperam totalmente.

Particularidades da doença arterial coronariana na mulher

– Fatores de risco na mulher:

A hipertensão arterial é mais prevalente na mulher que no homem, sendo que o início da doença costuma ocorrer entre 45 e 55 anos de idade (mais tardiamente que nos homens).

Estima-se que cerca da metade das mulheres que são diabéticas não foram diagnosticadas. O diabetes mellitus dobra a chance de ocorrência de uma doença cardiovascular, e quadruplica as chances de internação. Mulheres diabéticas são mais propensas a um evento cardíaco que os homens diabéticos.

Dados dos Estados Unidos apontam que apenas 10% das mulheres com colesterol elevado fazem um tratamento correto e apenas 4% atingem um controle satisfatório.

Outras estatísticas das mulheres desse pais: 18% fumam, 30% não fazem exercícios físicos regulares, 60% estão acima do peso, sendo que 20% são obesas (as taxas de prevalência da obesidade vêm crescendo).

No Brasil acredita-se que a hipertensão arterial descontrolada e a obesidade ocupem um papel central no processo de crescimento da doença arterial coronariana entre as mulheres.

– Sinais e sintomas:

As mulheres costumam apresentar sintomas de doença arterial coronariana crônica de uma forma diferente dos homens, com sintomas mais leves ou inespecíficos.

Embora a grande maioria das mulheres com infarto do miocárdio apresentem dor no peito a ausência desse sintoma é mais comum nas mulheres que nos homens.

Dor nos braços, falta de ar, náuseas, vômitos, fadiga e indigestão, podem ser a manifestação de um infarto do miocárdio em uma mulher.

Por ocasião do infarto do miocárdio a doença costuma ser mais grave nas mulheres que nos homens, pois as mulheres infartam mais velhas e com mais doenças associadas como a hipertensão e o diebetes.

A doença arterial coronariana aguda costuma manifestar-se mais sob a forma de infarto do miocárdio nos homens e, nas mulheres, a apresentação mais comum é da angina do peito.

Uma vez evidenciada, a doença arterial coronariana tem um prognóstico pior na mulher comparativamente ao sexo masculino.

A síndrome do “coração partido”, também conhecida como Takotsubo, afeta tipicamente mulheres menopausadas, muitas delas idosas, cursando com dor no peito, alterações do eletrocardiograma típicas de um infarto do miocárdio e artérias coronárias normais no cateterismo cardíaco.

Os sintomas da síndrome costumam aparecer após uma situação de estresse emocional.

-Prevenção:

As medidas de prevenção da doença coronariana em mulheres são iguais as medidas para os homens, com uma dieta balanceada, prática de atividade física, não fumar, controle de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, além de um acompanhamento médico especializado com certa regularidade.

Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comentarios


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page