“Exame preventivo”, como assim?
- Agnaldo Júnior
- 1 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

Paciente 52 anos, obeso, devidamente posicionado para a realização de um ecocardiograma. Durante o exame sempre ocorre um bate-papo maroto com o paciente.
⠀
-O senhor está fazendo esse exame por algum motivo específico? Tem algum sintoma?
-Não doutor, sinto nada não. Tenho pressão diabetes e o exame foi eu que pedi para a médica, faço todo ano como prevenção.
-O senhor faz exercício físico?
-Não.
-O senhor é hipertenso?
-Sim, mas confesso que não todo o remédio direito.
-E o que o senhor tem feito para perder peso?
-Nada.
⠀
Finalizei o exame, emiti o laudo e deixo a reflexão: qual o impacto desse exame na vida desse paciente? Esse ou qualquer outro exame previne alguma coisa isoladamente? É de um exame que esse paciente precisa?
⠀
É confortável ter a sensação que estamos nos cuidando, sensação de “dever cumprido”, masssss...se o foco são exames sinto informar: é uma grande perda de tempo isoladamente.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments