top of page

Perguntas - Pressão Arterial

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 11 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Press"ao


Resposta: Não é recomendado, só em situações específicas pontuais.


Quanto mais distante do coração a tendência é que a pressão arterial fique mais alta. A recomendação para diagnóstico e acompanhamento é que a pressão seja medida no braço.





Resposta: Até o momento não temos relógios, os chamados smartwatches ou relógios inteligentes, validados para esse fim.










Resposta: Antes de aferir a pressão, é preciso seguir algumas recomendações:

não fumar nem consumir bebidas alcoólicas pelo menos 30 minutos antes da medição; não praticar atividade física até uma hora antes; esvaziar a bexiga e repousar por cinco a dez minutos antes de iniciar o procedimento. Os aparelhos mais indicados são os eletrônicos, pois são mais fáceis de manusear.Siga este passo a passo:



· Sente-se em uma cadeira com a coluna ereta. Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo;

· Mantenha o braço relaxado, apoiado em uma superfície e elevado na altura do coração, e vire a palma da mão para cima;

· Quando a braçadeira começar a inflar, mantenha-se relaxado, não fale nem movimente o braço. A maioria dos aparelhos é bastante simples de usar, basta apertar um botão que ele começará a medição. Após alguns segundos, a braçadeira começa a desinflar e aparece uma sequência de números no visor do aparelho. O primeiro, que normalmente fica em cima, corresponde à pressão sistólica ou máxima, o “12” do conhecido “12 por 8”. O segundo, embaixo, corresponde à diastólica ou mínima (o “8”, no exemplo citado). Geralmente, os aparelhos mostram três dígitos. Nesse caso, você pode anotar o número assim mesmo ou colocar uma vírgula antes do último número: 116 por 90 mmHg, por exemplo, ou 11,6 por 9.


Resposta: Não. A pressão arterial varia o dia todo, absolutamente normal, por isso existem algumas recomendações na hora de medir.


Ingerir cafeína por exemplo pode aumentar a pressão por um período, mas isso não configura hipertensão.


Consulte a forma correta de se medir a pressão para reduzir a chance de medidas erradas.


Na doença hipertensão os valores se mantém elevados, por isso, para diagnóstico, é necessário normalmente mais medidas.


Resposta: Sim, desde que exista alguma justificativa.


Inclusive esses valores podem ser utilizados para o diagnóstico e definição de controle, no que chamamos de “auto medida da pressão arterial”, onde se sugere um número mínimo de 7 medidas, realizadas num período de 16 horas a 72 horas, conforme a orientação do seu médico.




Resposta: Não, é o habitual. Inclusive definimos a doença hipertensão como uma doença assintomática, ou seja, não gera sintomas.


Inclusive o mais comum é que tenhamos um sintoma e esse sintoma eleve a pressão arterial.


Dor de cabeça por exemplo, frequentemente atribuída a pressão alta, normalmente não é causa e sim consequência: a cabeça dói e a dor eleva a pressão arterial.


A dor e qualquer sintoma pode elevar a pressão arterial.


Resposta: Essa escolha correta é fundamental. Braçadeira com tamanho errado gera medida de pressão errada.


Esse tamanho diz respeito ao diâmetro do braço, à largura.


Um braço largo vai requerer um braçadeira maior. Como definir o tamanho ideal? Medindo seu braço.


· Meça a circunferência do seu braço usando uma fita métrica, essa medida deve ser realizada no meio do braço. Agora, com esse valor, confira na braçadeira, vai estar especificada a faixa compatível em centímetros. Uma escolha equivocada poderá gerar uma cascata de intervenções desnecessárias.


Resposta: Não, isso pode até ser prejudicial.


Após ser definido pelo seu médico se a pressão está ou não na meta essas medidas podem ser esporádicas, guiadas por algum sintoma, por exemplo, ou por alguma condição clínica específica, onde seu médico orientará esse periodicidade de aferições.





Resposta: Ansiedade pode elevar a pressão no momento da medida, mas não é uma causa de hipertensão.


Quando existir essa suspeita existem outras estratégias para definição mais precisa dos níveis de pressão, como a auto medida da pressão arterial ou a MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).




Resposta: A medida sim, com atenção à escolha da braçadeira com o tamanho ideal.


Consulte orientações sobre a escolha da braçadeira.


Sobre os valores de normalidade existe diferença.


Em crianças menores que 13 anos leva-se em consideração o peso e a altura, existe um tabela de normalidade, que o médico usará para definir se o valor está ou não normal.





Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.


Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


ความคิดเห็น


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page