Triglicérides alto quase sempre não requer medicamento.
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 11 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

Os triglicerídeos, resumidamente, são gorduras presentes no nosso sangue, frequentemente menosprezadas, principalmente por seu aumento ser uma condição assintomática.
⠀
Níveis aumentados elevam o risco de doenças cardiovasculares, tais como infarto e derrame, e aumentos severos podem levar a pancreatite, por esse motivo nesse contexto medicamentos são indicados.
⠀
O que você precisa saber é que, diferentemente do que ocorre com o colesterol, onde bons hábitos de vida não tem grande impacto no controle, no contexto do aumento dos triglicerídeos esses ajustes vão ser fundamentais.
⠀
As principais recomendações para o controle dos triglicerídeos são: redução de peso, redução da ingestão de bebidas alcóolicas, açúcares simples e carboidratos, redução no consumo de gorduras saturadas (gordura de origem animal, por exemplo) e aumento no consumo do que chamamos de “gordura boa” (azeite, castanhas, peixe, por exemplo).
⠀
E sobre o tratamento farmacológico anote aí: está indicado para níveis acima de 500 mg/dL. Está anormal quando ultrapassa 150 mg/dL e se o exame foi feito em jejum é aceitável até 175 mg/dL.
⠀
Sim, eu sei que já tomou medicamento e o valor não estava acima de 500 mg/dL, por isso estou aqui falando de tratamento num post que não é direcionado para médicos.
Amém sempre.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Коментарі