top of page

Hipercolesterolemia familiar mesmo?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 4 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Press"ao

Hipercolesterolemia familiar (HF), é familiar mesmo ou é resultado de quem você é e o que você faz? E quando é familiar de fato os riscos são maiores? Isso é o que você verá no Globo Repórter desta noite.

Existem duas apresentações da HF, que não trarei detalhes por não ser o propósito do texto, porém, vale ressaltar que trata-se de condições específicas, com critérios diagnósticos bem definidos, e com prevalência bem menor do que se imagina, não basta um “minha mãe tem o colesterol alto”.

Em um dos subtipos a prevalência varia entre 1/200 a 1/500 e no outro, mais raro, 1 em cada 160 a 300 mil. A menos rara chamamos de HF heterozigótica e a outra HF homozigótica.

Por serem condições genéticas existem exames genéticos que podem entrar nos critérios diagnósticos, porém o mais relevante são os aspectos clínicos.

É fundamental o diagnóstico precoce, pois são condições que geram doença cardiovascular precoce (infarto e derrame), o risco cardiovascular é alto. Na condição mais rara podemos ter pacientes com infarto e morte súbita antes dos 30 anos de idade.

Na condição mais frequente devemos considerar o diagnóstico quando o LDL for maior que 190 mg/dL em adultos e acima de 160 mg/dL em crianças e adolescentes (<20 anos). Nos chama atenção também um paciente com doença cardiovascular prematura (homens <55 anos e mulheres < 60 anos. Existem outros critérios que nos ajudam, mas esses são os mais relevantes.

Já na condição rara e mais grave vamos nos deparar com um LDL > 500mg/dL ou >300mg/dL tratado, com critérios clínicos.

Outro ponto relevante é que identificado um quadro sugestivo de HF todos os parentes de primeiro grau devem ser avaliados e rastreados para essa condição.

Já disse e repito: o perfil lipídico pode ser solicitado por qualquer profissional, mas, se a interpretação for equivocada e o tratamento também, as complicações potenciais são muito graves.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comentarios


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page