top of page

A maioria das pessoas não precisa de vitaminas ou suplementos nutricionais.

  • Dr. Agnaldo Rodrigues
  • 11 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

veja como colocar a atividade física de vez na sua rotina

A maioria das pessoas não precisa tomar vitaminas ou suplementos nutricionais porque pode obter todos os nutrientes necessários ao comer uma dieta saudável, segundo publicações recentes.

No entanto, existem mais de 90.000 suplementos sendo comercializados no mercado dos EUA, incluindo uma ampla gama de vitaminas, minerais e produtos químicos, e muitos deles não cumprem seus benefícios de saúde anunciados.

Os produtos frequentemente anunciam benefícios para a saúde, como melhor raciocínio, melhor saúde cardíaca, um sistema imunológico mais forte e ação antioxidante, e há anos os médicos recomendam certos suplementos, como óleos de peixe e polivitamínicos. No entanto as pesquisas médicas demonstram que essa suplementação quase sempre não traz os benefícios esperados.

A maioria das vitaminas e minerais básicos é considerada segura nas doses recomendadas, mas complicações relacionadas com o uso são possíveis. Cerca de 23.000 atendimentos nos serviços de emergência dos Estados Unidos a cada ano estão relacionados a suplementos nutricionais, muitas vezes relacionados ao uso substâncias tóxicas, com metais pesados, esteroides e estimulantes.

É importante destacar que esses suplementos antes de serem liberados para venda são testados e esses testes demostram apenas se a substância pode ser ingerida, se ela é segura, porém, tais substâncias não são avaliadas com relação aos benefícios do uso, como é feito com medicamentos. Quando você ingere uma cápsula de determinado suplemento a única garantia que você tem é que aquela cápsula pode ser ingerida por humanos.

As pessoas que geralmente comem uma dieta balanceada já recebem as vitaminas e os nutrientes de que precisam, e o organismo absorve melhor os nutrientes dos alimentos do que de suplementos.

Mesmo aqueles que tem um padrão alimentar inadequado provavelmente consomem o que precisam simplesmente porque os alimentos são frequentemente enriquecidos pela indústria alimentícia

É fundamental nos questionarmos: o que realmente estamos ingerindo? O que estamos fazendo com nossa saúde? Será que não existem outras modificações nos nossos hábitos que possamos fazer no nosso dia a dia com impacto comprovado na nossa qualidade de vida e na prevenção de várias doenças? Nossa saúde merece muito mais que uma cápsula de um polivitamínico.

Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page